Naturatins apresenta ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Jalapão

Apresentar as ações do Estado para o desenvolvimento da silvicultura e refletir acerca das potencialidades do setor para o Tocantins

Apresentar as ações do Estado para o desenvolvimento da silvicultura e refletir acerca das potencialidades do setor para o Tocantins. Estes foram os principais assuntos abordados na manhã do primeiro dia do 2º Congresso Florestal do Tocantins, que teve início nesta terça-feira, dia 19, e segue até a próxima quinta-feira, 21, no Ahãdu Eventos, em Palmas.

Paralelo ao congresso acontece também a 1ª Mostra de Produtos, Máquinas e Serviços Florestais da Região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.  O evento é realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins.

Durante o congresso, o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, apresentou as ações do Governo para o desenvolvimento florestal do Tocantins. “Em um ano, mais que dobramos a área de florestas plantadas no Estado. Em 2012, eram 1.800 hectares e este ano são mais de quatro mil”, ressalta, acrescentando que o incentivo à silvicultura aquece toda a economia, ao passo que atrai indústrias que geram emprego e renda para toda a população. “Este ano foram realizados cursos de capacitação de sangria para cerca de 80 trabalhadores nas florestas de seringueira, que até o final deste ano estarão empregados, e a intenção é que no próximo ano mais treinamentos sejam realizados”, afirmou.

Para o vice-governador João Oliveira, que abriu oficialmente o Congresso, o evento tem muito a contribuir para a consolidação da silvicultura no Estado. “O Tocantins tem se destacado na área de florestas plantadas, mas ainda temos muito potencial a ser explorado. Para isso, precisamos não apenas dar condições ao produtor, mas também às indústrias, para que se fixem aqui”, frisou, acrescentando que o foco da silvicultura no Estado é a diversificação da produção e a geração de emprego e renda, principalmente aos pequenos produtores.

A programação da manhã contou ainda com palestras que proporcionaram aos participantes conhecer as ações direcionadas ao setor no Estado, bem como a situação atual da silvicultura do Tocantins. O consultor para logística e infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, falou sobre a logística do Arco Norte para o Desenvolvimento Sustentável. Já o presidente do Instituto Natureza do Tocantins abordou a nova legislação ambiental e florestal do Tocantins.  O vice-presidente da STCP Consultoria, empresa contratada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Joésio Siqueira, apresentou o Plano Estadual de Florestas do Tocantins. E encerrando a manhã deste primeiro dia, o Deputado Federal e presidente da Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins), Irajá Abreu apresentou a palestra: “Ações e Conquistas da Aretins para o Desenvolvimento Florestal do Tocantins”.

À tarde

No período vespertino a programação desta terça-feira tem início às 14 horas, com o professor PhD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Giongo, que apresentará o resultado do levantamento sobre a situação atual das florestas plantadas no Tocantins, realizado pela Seagro em parceria com a UFT.

Às 14h30, a palestra ministrada pelo presidente do Grupo Vetorial, Gustavo Correa, intitulada “O Mercado da Siderúrgia a Carvão Vegetal no Brasil”.

Às 15 horas um Networking Break e às 16 horas será apresentado o Portfólio Florestal FMC, por Fábio Marques. O gerente de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Fernando Castanheira Neto, finaliza a programação de palestras da tarde desta terça-feira, com a apresentação da Política Nacional de Florestas Plantadas. A seguir, às 17h30, será realizada a visitação à mostra, que encerra o primeiro dia do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro Palmas

https://www.portaldoagronegocio.com.br/florestal/culturas-florestais/noticias/tema-avancos-na-silvicultura-abre-o-tocantins-florestal-100727

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *